
Não é novidade que o momento em que estamos vivendo mudou completamente o ritmo das empresas.
Diante disso, percebe-se uma mudança brusca no cenário digital com a busca de mercado tanto para o consumidor como também para o empresário.
A grande pergunta é : como adaptar meu negócio com estrutura física toda montada para receber os clientes presencialmente para uma loja totalmente online?
? Vamos lá!
Começaremos retirando a ideia baseada numa cultura tradicional onde sinaliza que a internet é simplesmente uma moda
Internet é uma realidade que já está presente a mais de 50 anos.
Estar mais atuante na internet ficou imprescindível, independente se você já tem uma estrutura de loja física ou não.
A internet hoje é uma grande aliada para aumentar o alcance dos seus produtos e serviços e consequentemente alavancar suas vendas e seu lucro, pois reduz alguns custos como por exemplo: custo de Mão de Obra , Aluguel, Armazenamento e etc.
Além disso quem não é visto não é lembrado!
Seguimos para o grande questionamento, levando em consideração todos os acontecimentos recentes sobre a pandemia do COVID-19.
Como migrar o seu negócio físico para o ambiente digital?
? Seguem algumas dicas para você que deseja fazer essa migração e não sabe por onde começar:
- Primeiramente, faça um bom planejamento do seu negócio analisando mercado, concorrentes, investimentos , territórios de atuação e etc.;
- Contrate uma empresa responsável e séria para fazer essa migração, analise os tipos de plataformas disponíveis, modelos de cobranças dessas empresas, funcionalidades e etc.;
- Decida quais informações da loja física serão necessárias integrar para a plataforma online;
- Observe e busque para uma boa comunicação visual do layout da loja que se encaixe com seu negócio, usabilidade e evolução constante;
- Busque os melhores profissionais para analisar e gerir seu negócio na internet, pois deverá ter uma visão sistêmica, proatividade como também ser um ótimo líder;
- Decida com clareza a estratégia de logística do seu negócio dando espaço para que sejam oferecidos seus serviços de acordo com sua limitação territorial;
- Monte uma estratégia de atendimento e coloque sempre um ponto de apoio para o seu cliente caso ele necessite sua ajuda para fechar uma compra ou manter relacionamento;
- Defina as suas formas de pagamentos via internet buscando sempre eliminar os riscos em qualquer estância;
- Defina seus canais de venda através do marketing digital;
- Construa com assertividade seus indicadores de acompanhamento colocando metas alcançáveis e rentáveis.
⏰ Por fim, seguindo todas essas dicas, a sua migração ocorrerá de forma eficiente, bem estruturada e planejada.
Vale ressaltar que, para que essa transição ocorra da melhor maneira, o papel da liderança é essencial para auxiliar as equipes e fazer uma boa transição.
Editado por: Roberta Kelle
Parceira I9Colab
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